Curta Nossa Página do Facebook!

  • Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish Skype Me™! contador de visitas

    sábado, 7 de junho de 2014

    A casa de Jesus


    A casa de Jesus

    -Tema: FAMÍLIA
    As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; 
    mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”
    Mateus 8.20
    -Introdução: O ministério de Jesus foi itinerante, por isso fez esta declaração de que não tinha local fixo de residência (Marcos 1.38,39). Embora Jesus andasse por tantos lugares (Mateus 9.35), existem muitos indícios bíblicos de que “foi morar em Cafarnaum” (Mateus 4.12,13) como um ponto de apoio de onde partia para pregar nas regiões vizinhas da Judéia, Galileia e Samaria, além de visitar cidades romanas como Tiro, Sidom e a região de Decápolis (Marcos 7.31).
    Cafarnaum era um lugar estratégico, por isso foi escolhido para residência de Jesus. Talvez esta casa fosse de alguém que abria seu lar para Jesus e seus discípulos, ou então um cômodo emprestado por alguém, mas provavelmente seria um local reservado pelo mestre e mantido com apoio recebido em seu ministério (Lucas 8.1-3). Leia mais a respeito no estudo A Família de Jesus. Mas o fato é que Jesus precisou de uma casa pra ficar e até hoje procura um lugar em nosso lar.
    Como era a casa de Jesus?
    Vamos aprender sobre a Casa de Jesus a partir das referências que citam sua residência em Cafarnaum:
     
    1- Lugar de Maravilhas: Mateus 9.1-8
    A casa de Jesus estava aberta para as multidões, por isso era um lugar onde operava milagres. Quando o povo ficava sabendo que Jesus estava vindo para casa, logo todos corriam para lá e o esperavam. Jesus era tão assediado pela multidão, que certa vez os discípulos até se preocuparam porque Jesus precisava de um descanso e se alimentar (João 4.31).
    Esta casa onde abriram o telhado para passar o paralítico era a casa de Jesus. Por isso as pessoas tiveram esta liberdade de abrir aquele telhado. Se fosse qualquer outra pessoa, talvez não permitisse desmanchar o teto. Mas Jesus permitiu para mostrar que em sua casa o céu se abre.
    A casa que Jesus mora é um lugar onde opera milagres. Quando Jesus mora em nossa casa sentimos seu poder em cada coisa que acontece. Mesmo quando passamos por lutas, sabemos que ali os céus estão abertos pra acontecer coisas sobrenaturais.
    Se Jesus mora em sua casa, acontecem Maravilhas!
                                  
    2- Lugar de Amor: Mateus 9.10-13
    A casa de Jesus estava aberta para os pecadores aos quais demonstrava seu perdão e amor por suas vidas. Jesus havia chamado Mateus, que era cobrador de impostos, para ser seu seguidor e ele seguiu o Mestre até sua casa (Mateus 9.9).
    Quando chagaram à casa de Jesus começou aparecer mais pecadores, publicanos e cobradores de impostos do que discípulos. Então os fariseus que também estavam ali perseguindo Jesus, acusaram o Senhor de se misturar com pecadores. A reação de Jesus foi mostrar acolhimento e amor àqueles que estavam sendo desprezados.
    A casa de Jesus é um lugar de amor e aceitação. Jesus nos surpreende com bênçãos que nem esperamos para nos mostrar o nosso preconceito e “o amor de Cristo nos constrange” (II Coríntios 5.14). Onde Jesus mora, Ele te ajuda a perdoar, esquecer as diferenças e mágoas para vencer tudo com a força de seu amor.
    Se Jesus está na sua casa, o amor é maior que os problemas!
    3- Lugar de Restauração: Mateus 9.27-33
    A casa de Jesus estava aberta para pessoas enfermas e endemoninhados, que iam até Ele buscar cura e libertação. Por onde Jesus passava, ministrava restauração aos que por ele buscavam (Mateus 9.35), mas sua casa também estava aberta para receber estas pessoas.
    Jesus havia ressuscitado a filha de Jairo (Mateus 9.23-26) e quando voltava para casa foi seguido por dois cegos. Mas como os dois cegos seguiram Jesus sem poder vê-lo? Talvez se guiassem pelo som dos passos de Jesus com os discípulos. Mesmo assim Jesus deixou que o seguissem até a sua casa onde os curou. Logo em seguida trouxeram um endemoninhado mudo que Jesus também libertou.
    Muitas famílias têm sido atingidas por doenças, principalmente os problemas psicológicos têm trazido ‘cegueira’ aos que não conseguem ver solução para suas vidas e também perturbações espirituais, principalmente à falta de perdão, que mostram a necessidade de libertação. Por isso, siga a Jesus mesmo se não estiver vendo uma saída e creia que Ele pode te restaurar. A casa onde Jesus mora é lugar de restauração.
    Se Jesus está na sua casa, Ele restaura todas as coisas!
    4- Lugar de Edificação: Mateus 13.36-39
    A casa de Jesus também era um lugar para os discípulos ficarem com o Mestre. Então ali era um local de treinamento e ensino das Escrituras. Quando faziam suas paradas entre as viagens, para se alimentar e descansar, aproveitavam para um aprendizado mais intenso com Jesus. Neste mesmo texto vemos o Mestre explicando mais quatro parábolas (Mateus 13.44-52). Isso mostra que o Jesus dedicava tempo de ensinamento com seus discípulos.
    A casa é o lugar onde ficamos mais à vontade. Também é onde mostramos quem realmente somos. Os discípulos tiveram a oportunidade de conhecer Jesus de forma mais íntima. Conviveram com ele em sua própria casa. Certamente Jesus aproveitava bem o tempo a sós com seus amigos para edificar suas vidas.
    Precisamos tomar cuidado com o que fazemos em nossas casas e principalmente com quem recebemos dentro do lar. Existem pessoas que não trazem edificação para a família e até mesmo provocam problemas. Gastamos muito tempo com coisas inúteis na TV e internet, além de conversas desnecessárias, sendo que podemos investir mais no crescimento espiritual da família. Se Jesus mora na sua casa, você passa tempo com Ele aprendendo a Palavra.
    Muitas vezes queremos que Jesus esteja em nossa casa, mas não estamos dispostos a passar tempo com Ele. Fazemos como Marta que até acolheu Jesus em sua casa, mas estava muito ocupada para lhe dar atenção (Lucas 10.38-42). Mas o Mestre deixou bem claro que seu propósito quando entrava numa casa era ensinar as Escrituras. A casa onde Jesus mora é lugar estudar a mensagem do Evangelho.
    Se Jesus está em sua casa, seu lar é Edificado!
    5- Lugar de Provisão: Mateus 17.24-27
    A casa de Jesus estava aberta até mesmo para os cobradores de impostos, que nunca eram bem vindos pelas pessoas, mas Jesus os acolheu. Mesmo sendo da família de Davi (Mateus 1.1 e 20) e por isso isento de pagar impostos (I Samuel 17.25), Jesus quis dar bom exemplo para seus discípulos e para nós. Além disso, mostrou que na casa onde mora não falta nada porque Jeová Jireh provê tudo o que precisa.
    Quando os cobradores de impostos bateram na porta de Jesus, talvez houvessem armado uma pegadinha para surpreendê-lo e ter uma acusação contra ele. Mas com sua sabedoria, Jesus agiu de maneira exemplar além de milagrosa. Pedro recebeu a missão de ir e pescar apenas um peixe no qual encontraria uma moeda que dava para pagar as taxas de Jesus e de Pedro.
    Através deste milagre Jesus mostrou que a casa onde mora não falta nada porque “o Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Salmos 23.1). Às vezes não estamos dispostos a fazer nossa parte e lançar o anzol para pescar e por isso não encontramos a solução. Muitas vezes pode ser onde menos se espera, mesmo assim faça como Pedro e obedeça para ver o milagre acontecer. Onde Jesus mora, Ele mostra onde encontrar a provisão.
    Se Jesus está em sua casa, haverá Provisão!
    Deixe Jesus morar em sua casa!
    -CONCLUSÃO: Mateus 13.57 “escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa”
    Desde que Jesus nasceu, seus pais procuraram uma casa para recebê-lo e durante toda sua vida enfrentou o desprezo de pessoas que não o aceitavam. Muitas casas não honram a Jesus e por isso o Senhor não opera milagres nestas famílias (Mateus 13.58). Até hoje o Senhor está batendo na porta de nossas casas. Precisamos deixar Jesus entrar em nossas casas e também morar conosco (Apocalipse 3.20). Jesus não quer ser uma visita em sua casa, nem mesmo um hóspede porque merecer ser o Rei e Senhor, dono do seu lar.
    A casa de Jesus é lugar de milagres, amor, cura, ensino e perdão!


    0 comentários:

    Postar um comentário




     

    J.F.C Estudos Bíblicos Copyright © 2010 Premium Wordpress Themes | Website Templates | Blog Templates Designed by Lasantha